25.10.2013
Iniciamos a aula por desenhar novamente a parábola, note-se que na aula passada fiquei no seguinte ponto:
Para a marcação da parábola vamos utilizar dois métodos:
- SPLINE - curva não racional, que tem alguns lados de liberdade mas, que consegue representar ainda com algum rigor.
- Pontos de controle da definição da definição dessa curva quadrática.
O professor voltou ainda a explicar a funcionalidade do comando Region (comando que serve para regenerar) actualizando a dimensão dos pontos realizados, para o auxílio da construção da parábola, de modo a tonar os pontos adequadamente visíveis.
- Command: List - ENTER - all - ENTER
Este comando permite determinar o número de identidades que se encontram no desenho.Feita a revisão da aula passada começamos a desenhar a parábola.
A bissectriz da directriz dá-nos a direcção da parábola.
Fizemos a primeira parábola utilizando um método que resulta da ligação entre o ponto inicial e o ponto final da parábola.
- Command: line - ENTER - seleccionar o ponto foco - per - seleccionar duas vezes o ponto que se encontra mais a cima - ligar esse ponto à recta vertical paralelamente à recta horizontal - Esc.
Desenhar uma circunferência auxiliar com o centro no segundo ponto anteriormente seleccionado.
- Command: C - ENTER - seleccionar o segundo ponto anteriormente mencionado e seleccionar o raio um pouco ao acaso de modo a que fique mais ou menos com o seguinte aspecto - ENTER
- Command: Trim ( serve para acertar, portar) - ENTER - seleccionar as linhas auxiliares- ENTER-
- seleccionar com o botão esquerdo do rato a parte da circunferência que ficou exterior às duas rectas auxiliares - ENTER
Desenhar uma linha que defina a direcção da tangente.
- Command: Line - ENTER - seleccionar o ponto que resulta da intersecção das duas rectas - midpoint - seleccionar o arco - ENTER.
Vamos ter que identificar as fronteiras, que neste caso será o eixo.
- Command: Extend - ENTER - seleccionar o eixo - ENTER - seleccionar a directriz - ENTER.
Vamos querer esticar também a linha para lá do ponto.
- Command: C - ENTER - seleccionar o ponto que resulta da intersecção das duas rectas e seleccionar o raio um pouco ao acaso de modo a que fique mais ou menos com o seguinte aspecto - ENTER
- Command: Extend - ENTER - seleccionar a circunferência - ENTER - seleccionar a directriz - ENTER.
Apagar as identidades auxiliares.
- Command: Mirror - ENTER - Seleccionar a directriz - ENTER - Identificar 2 pontos do eixo, sem contar com o ponto de origem - ENTER.
- Command: La - ENTER
Criar duas layers "parábola 1" (vermelha) e "paránola 2" (magenta) e seleccionar a segunda como layer de trabalho.
Usar o método de vértices de controlo, indicando três pontos.
- Command: spline - ENTER - m - ENTER - cv - ENTER - d - ENTER - 2 - ENTER - Indicar os três pontos pela ordem seguinte - ENTER.
Passamos então a desenhar a "Parábola 1". Selecciona-la com layer de trabalho.
Para desenhar esta parábola vamos utilizar o comando "Fit", os pontos que se identificarem são os pontos da parábola e as direcções da tangente.
- Command: SPLINE - ENTER - fit - ENTER - seleccionar o ponto mais superior - t - ENTER - seleccionar a parábola2 - ENTER - seleccionar os sete pontos - t - ENTER.
Para terminar a construção tridimensional:
Seleccionar a layer "Parábola 2" como layer de trabalho.
Command: Copy - ENTER - seleccionar a parábola mangenta - ENTER - indicar um ponto qualquer à esquerda clicando na tecla esquedar do rato - ENTER - 8 - ENTER - seleccionar outro ponto qualquer ainda mais à esquerda clicando na tecla esquedar do rato - ENTER
Alterar a cor desta copia da Parábola 2 para ciano
- Command: Trim - ENTER - seleccionar o eixo - ENTER - seleccionar uma das metades de uma das parábola - ENTER.
- Command: vpoint - ENTER - 1, -1, -2 - ENTER
Criar uma identidade auxiliar - precisamos de utilizar o comando xline e transforma-la noutra linha, definindo-lhe limites.
- Command: c - ENTER - origem no ponto de intersecção das duas linhas auxiliares - ENTER - definir o diâmetro da circunferência de maneira a que este abranja todos os pontos - ENTER
- Command: Trim - ENTER - seleccionar a circunferência - ENTER - tirar as linhas auxiliares que ficam foram do circulo - ENTER
Apagar o circulo auxiliar.
Introduzir uma informação: variável que controla uma malha com uma determinada densidade.
- Command: surftabe1 - ENTER - 17 - ENTER
- Command: surftabe2 (noutra direccção) - ENTER - 17
Utilizar o comando que cria superfícies de revolução.
- Command: revsurf - ENTER - seleccionar a metade da parábola - seleccionar o eixo - ENTER - 0 - ENTER - 360º - ENTER - ENTER
- Command: Vpoint - ENTER -1,-1,-2 - ENTER
Sem comentários:
Enviar um comentário