segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Aula 12


25.10.2013

Iniciamos a aula por desenhar novamente a parábola, note-se que na aula passada fiquei no seguinte ponto:




Para a marcação da parábola vamos utilizar dois métodos:
- SPLINE - curva não racional, que tem alguns lados de liberdade mas, que consegue representar ainda com algum rigor.
- Pontos de controle da definição da definição dessa curva quadrática.

O professor voltou ainda a explicar a funcionalidade do comando Region (comando que serve para regenerar) actualizando a dimensão dos pontos realizados, para o auxílio da construção da parábola, de modo a tonar os pontos adequadamente visíveis.

  • Command: List - ENTER - all - ENTER
Este comando permite determinar o número de identidades que se encontram no desenho.
 Feita a revisão da aula passada começamos a desenhar a parábola. 


A bissectriz da directriz dá-nos a direcção da parábola.
Fizemos a primeira parábola utilizando um método que resulta da ligação entre o ponto inicial e o ponto final da parábola. 
  • Command: line - ENTER - seleccionar o ponto foco - per - seleccionar duas vezes o ponto que se encontra mais a cima - ligar esse ponto à recta vertical paralelamente à recta horizontal - Esc.



Desenhar uma circunferência auxiliar com o centro no segundo ponto anteriormente seleccionado.

  •  Command: C - ENTER - seleccionar o segundo ponto anteriormente mencionado e seleccionar o raio um pouco ao acaso de modo a que fique mais ou menos com o seguinte aspecto - ENTER



  • Command: Trim ( serve para acertar, portar) - ENTER - seleccionar as linhas auxiliares- ENTER-



-  seleccionar com o botão esquerdo do rato a parte da circunferência que ficou exterior às duas rectas auxiliares - ENTER

  •  


Desenhar uma linha que defina a direcção da tangente.

  • Command: Line - ENTER - seleccionar o ponto que resulta da intersecção das duas rectas - midpoint - seleccionar o arco - ENTER. 



Vamos ter que identificar as fronteiras, que neste caso será o eixo.

  • Command: Extend - ENTER - seleccionar o eixo - ENTER - seleccionar a directriz - ENTER.




 Vamos querer esticar também a linha para lá do ponto.

  •   Command: C - ENTER - seleccionar o  ponto que resulta da intersecção das duas rectas e seleccionar o raio um pouco ao acaso de modo a que fique mais ou menos com o seguinte aspecto - ENTER

  • Command: Extend - ENTER - seleccionar a circunferência - ENTER - seleccionar a directriz - ENTER.




    Apagar as identidades auxiliares.


    • Command: Mirror - ENTER - Seleccionar a directriz - ENTER - Identificar 2 pontos do eixo, sem contar com o ponto de origem - ENTER.



    • Command: La - ENTER
    Criar duas layers "parábola 1" (vermelha) e "paránola 2" (magenta) e seleccionar a segunda como layer de trabalho.

    Usar o método de vértices de controlo, indicando três pontos.

    • Command: spline - ENTER - m - ENTER - cv - ENTER - d - ENTER - 2 - ENTER - Indicar os três pontos pela ordem seguinte - ENTER.



    Passamos então a desenhar a "Parábola 1". Selecciona-la com layer de trabalho.
    Para desenhar esta parábola vamos utilizar o comando "Fit", os pontos que se identificarem são os pontos da parábola e as direcções da tangente.  

    • Command: SPLINE - ENTER - fit - ENTER - seleccionar o ponto mais superior - t - ENTER - seleccionar a parábola2  - ENTER - seleccionar os sete pontos - t - ENTER. 



    Para terminar a construção tridimensional:
    Seleccionar a layer "Parábola 2" como layer de trabalho. 
    Command: Copy - ENTER - seleccionar a parábola mangenta - ENTER - indicar um ponto qualquer à esquerda clicando na tecla esquedar do rato - ENTER - 8 - ENTER - seleccionar outro ponto qualquer ainda mais à esquerda clicando na tecla esquedar do rato  - ENTER


    Alterar a cor desta copia da Parábola 2 para ciano


    • Command: Trim - ENTER - seleccionar o eixo - ENTER - seleccionar uma das metades de uma das parábola - ENTER.




    • Command: vpoint - ENTER - 1, -1, -2 - ENTER



    Criar uma identidade auxiliar - precisamos de utilizar o comando xline e transforma-la noutra linha, definindo-lhe limites.

    • Command: c - ENTER -  origem no ponto de intersecção das duas linhas auxiliares - ENTER - definir o diâmetro da circunferência de maneira a que este abranja todos os pontos - ENTER 


    • Command: Trim - ENTER - seleccionar a circunferência - ENTER - tirar as linhas auxiliares que ficam foram do circulo - ENTER
    Apagar o circulo auxiliar.


    Introduzir uma informação: variável que controla uma malha com uma determinada densidade.

    • Command: surftabe1 - ENTER - 17 - ENTER
    • Command: surftabe2 (noutra direccção)  - ENTER -  17
    Utilizar o comando que cria superfícies de revolução.
    •  Command: revsurf - ENTER - seleccionar a metade da parábola - seleccionar o eixo - ENTER - 0 - ENTER - 360º - ENTER - ENTER


    • Command: Vpoint - ENTER -1,-1,-2 - ENTER





    Sem comentários:

    Enviar um comentário