27.09.2013
Nesta aula continuámos com a construção do dado. Tivemos que voltar a repetir os passos dados durante a aula passada, uma vez que, a construção realizada não ficou guardado no computador da faculdade.
Começámos então a trabalhar no AutoCAD:
- Desáctivamos Grid Display, Object Snap e Dynamic Input
- Convém relembrar em que ponto ficámos na aula passada:
- Após chegarmos ao ponto em que ficámos na aula passada, tivemos que selecionar um vector de translação, direcção de uma das rectas principais. Para isso fizemos:
Command: Move - ENTER - f - ENTER
Selecionar um ponto mais a cima e outro mais abaixo de modo a que a malha de 8 identidades, criada pelas rectas horizontais e verticais, fique selecionada.
Depois novamente ENTER.
- Carregamos novamente em ENTER e seleccionamos um ponto de uma aresta do cubo que contenha a intersecção de duas identidades. Após selecionarmos o ponto como rato deslocamos as identidades para o ponto oposto dessa mesma aresta vertical.
- Command: 3DORBIT ENTER. Mudamos ligeiramente ponto de vista para o objecto e novamente ENTER.
- Começamos então a fazer as seis esferas nesta face. A primeira esfera fizemos como fora ensinado na aula anterior:
Command: SPHERE ENTER.
Selecionamos o ponto de intersecção de duas das identidades de modo a definirmos a origem da esfera e depois ENTER. E 1 ENTER, definindo assim o raio da esfera.
- As restantes esferas desta face fiz de forma mais fácil e rápida, copiando a primeira esfera feita nesta face.
Command: Copy - ENTER - l - ENTER.
Seleciona-se o centro da esfera já representada e faz-se ENTER.
Seleciona-se novamente o centro da esfera e depois desloca-se a esfera, já copiada, para o local que se quer e novamente ENTER.
- Depois utilizamos Command: ALIGN - ENTER e selecionamos o nosso objecto, ou seja a malha, uma vez que, queríamos mudar a identidade do plano de origem para outro plano, o plano de destino.
Após selecionar o objecto ENTER - ENTER e começa-se por inserir os pontos:
- o primeiro, o ponto de destino é um ponto do vértice da face que contenha a identidade e que seja também a intersecção do nosso plano de destino, sendo o ponto de origem esse mesmo.
-o segundo, o ponto de destino é o outro ponto da face que contenha a identidade e que seja também a intersecção do nosso plano de destino, sendo o ponto de origem.
Estes dois primeiros pontos definem a charneira.
- o terceiro, o ponto de origem é um dos outros pontos que contem a identidade mas que não seja a intersecção do plano de origem, sendo o ponto de destino o vértice diagonal a esse ponto e que pertença ao plano de origem.
- Após ter a malha no plano que queria, comecei a colocar as cinco esferas nesta face. A primeira esfera fiz:
Commad: SPHERE - ENTER - 1( raio) - ENTER
As restantes esferas copiei-as conforme descrevi anteriormente
- Depois mandamos a malha embora, uma vez que, há uma grande simetria entre as esferas na representação do dado. Para isso, selecionei uma das rectas com a tecla direita do rato e depois desta aparecer a tracejado, carreguei no lado esquerdo do rato e selecionei a opção Erase.
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- Na face oposta das cinco esferas temos que copiar duas esferas. Para isso:
Command: COPY - ENTER
Selecionamos as duas esferas que queríamos colocar para face e novamente ENTER.
Selecionamos um vértice da face que tem as cinco esferas e deslocamos para o vértice oposto da face pretendida.
- Falta então fazer apenas duas faces. A face com quatro esferas fez-se da seguinte maneira:
Command: Copy, seleciona-se quatro esferas, das cinco esferas que se encontram nessa face, e ENTER. Seleciona-se um vector de translação nulo, selecionando-se duas vezes o mesmo vértice que pertence a intersecção entre o plano de origem das esferas e de destino dessas mesmo. Novamente ENTER.
Command: Esc
Command: Rotate - ENTER, seleciona-se as quatro esferas copiadas, ENTER. Seleccionar o vértice mais abaixo que resulta da intersecção das duas faces em que se está a trabalhar, meter 90 e novamente ENTER.
- A face oposta às 4 esferas, tem que ter 3 esferas. Para fazer as três esferas na face, fizemos de igual modo ao anteriormente descrito mas, selecionamos apenas três das esferas e quando chegou à fase em que se tem que por o ângulo mete-se -90.
- Unimos as esferas numa só identidade:
Command: Union - ENTER - R - ENTER
Selecionar uma das arestas do cubo. ENTER
Command: Subtract, selecionar o cubo - ENTER. Seleccionar as esfereas - ENTER.
Command: SHADEMODE - ENTER - S - ENTER
- Após tirarmos informação tridimensional do dado partimos para a informação bidimensional. Para isso fizemos três plantas e dois cortes.
Para isso começamos por definir os layers. Command: la
- Começamos por selecionar o layer da planta 2.5. Command: SECTION - selecionar o cubo - ENTER- xy - ENTER - 0,0,2.5 ENTER.
- Repetimos o mesmo processo até termos todos os layers.
- Para os cortes, tanto para o transversal como para o longitudinal:
Para o corte longitudinal:
Command: Seccion - Selecionar o cubo - ENTER - zx - ENTER - MID - ENTER - Selecionar uma aresta paralela ao eixo oy - ENTER
Para o corte transversal:
Fazer exactamente os mesmo passos que fizemos para o corte longitudinal mas na última fase selecionamos uma aresta paralela ao eixo ox.