sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Aula 6

04.10.2013

Iniciamos a aula com uma revisão da aula anterior, tendo esta aula servido essencialmente para o esclarecimento de alguma dúvidas.

Foi-nos explicado que o comando "Grid off" tem a mesma função que o "offset off".

O professor esclareceu-nos a diferença entre o comando Scale e o Zoom, enquanto o primeiro muda a escala do objecto o segundo muda a escala de visualização do objecto.

  • Seleccionar no Autocad a janela duas vezes.
Command: Units. E mudar a precisão para uma maior.

  • A opção "List" fornece-nos a informação acerca da folha em que estamos a trabalhar e do objecto em questão.
  • Para ver os corte em axonometria. Selecionar a janela em que se quer trabalhar. Command: MS - Vpoint - (1,-1,1).

  • Command: Move - Selecionar as janelas - ENTER - Seleccionar um ponto fora das janelas - F8 (ORTHO) - Deslocar as janelas para o lugar para o lugar pretendido.


  • Mudar a impressão digital da Folha A3 para PDF. Ir a "Page Setup Manager" - Modify.


  • Command: Plot. Mudar o nome do ficheiro em "Add..." para "Cortes do Dado".


Após selecionarmos "OK" vai-se abrir a seguinta janela:

  • O professor voltou a explicar como se fazem os cortes no dado, o que já está explicado na aula 4.
  • Command: (command"layer") - ENTER.
 Este comando permite a criação de novas layers ou alteração de outras já criadas. 


  • Na folha "layout2" mudar o nome para "aut2" e alterar a configuração para a mesma que fizemos na folha A3.
  • Command: MView - fazer a janela no tamanho pretendido - ENTER.


  • Clicar duas vezes na janela. Command: la - ENTER. Congelar todas as layers menos o corte 2.5.



  • Clicar 2 vezes fora da janela. Selecionar a esquadria. Command: la - selecionar a layer janela.






quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Aula 5

2.10.2013


Começamos a aula por ver as páginas iniciais de todos os alunos, em que o professor fez um breve comentário acerca destas.

Relembramos alguns dos comandos que já utilizamos em AutoCAD:


  • Box
  • Sphere
  • Zoom (E) - utilizado na visualização do objecto ao limite do desenho.
  • Xline
  • Offset 
  • Subtract - operação que altera a forma do objecto
  • Union - operação que altera a forma do objecto
  • Section 
  • Align - serve para fazer a translação e rotação entre o plano de origem e o plano de destino.
  • Rotate
  • Osnap - serve para mostrar uma janela que permite seleccionar modos de pontos.
Para esclarecer algumas dúvidas da aula passada o professor lançou um pequeno exercício de auxilio: fazer uma esfera e um cubo que se intersectam, para assim esclarecer-se a utilização do comando Subtract. Para a realização deste exercício pode-se recorrer à Aula 3 para a representação dos objectos e à Aula 4 para a utilização do comando Subtract. 




Fizemos ainda outro exercício de esclarecimento em que tínhamos três esferas, que se intersectavam, e objectivo era subtrair a esfera do meio. 


E eis o resultado do exercício:



Depois de esclarecidas as dúvidas acerca do comando subtract o professor repetiu parte da aula anterior, nomeadamente, a partir dos layers.

  • Abrimos o nosso objecto na folha layout 1 e mudamos o nome para folha A3.
  • Escrever MS e PS, em que se clicarmos duas vezes fora da folha estamos em PS e se clicarmos duas vezes em cima folha estamos em MS. Apagar as janelas. O tracejado que aparece nesta folha indica que o que estiver dentro das margens é o que pode ser impresso.
  • Para vermos se a folha é A3, temo que clicar na tecla direita do rato e ir a "Page Setup Manager" - Modify .


  • Construir um layer com o nome de janelas.
        Comand: la

  • Command: Mview - fazer uma janela - ENTER

  • Para passar a trabalhar dentro da janela clicar duas vezes nesta.



  • Com  o comando layer e, com a janela selecionada, vamos selecciona as layers que queremos visualizar, congelando as restantes.


  • Command: Vpoint - 0,0,1 - ENTER. Para aparecer em planta.


  • Para por a janela à escala 1/100. Fizemos:
         Command: Zoom - 1000/100 xp. Para experimentar visualizamos ainda a janela às escalas 1000/50 e 1000/200.

        Escala 10000/100

Escala 10000/50
Escala 1000/200

  • Command: Units  


  • Para ver se  lado tem 10 cm. Cliar duas vezes fora da janela.
Command: Xline - ENTER - V - ENTER - Selecionar a ponta mais exterior do objecto - ENTER - OFFSET - ENTER - 100 - ENTER


  • Para se evitar que se altera a escala. Command: MView - ENTER - LOCK - ENTER - ON - ENTER.
  • Copiamos a janela mais duas vezes. Por look off. Command: Copy - deslocar o objecto para onde se quer - ENTER.



Nestas cópias vamos selecionar as janela e por o Lock Off novamente.

  • Na primeira copia selecionar a layer 5.


 


  •  Na segunda copia selecionar a layer 7,5.



  • Vamos copiar uma janela para baixo da planta inicial. Nessa nova janela vamos selecionar a layer do corte transversal. Inicialmente aparece uma linha vertical, então tivemos que mudar de vista.
Command: VPoint - ENTER - (-1,0,0). Mas para isso temos que primeiro desbloquear a janela, para isso, Command: MView - ENTER - LOCK - ENTER -OFF.


  •  Vamos copiar outra janela, e vamos seleccionar a layer do corte longitudinal. O processo é igual ao anteriormente descrito mas o ponto será (0-1,0).





Aula 4



27.09.2013


Nesta aula continuámos com a construção do dado. Tivemos que voltar a repetir os passos dados durante a aula passada, uma vez que, a construção realizada não ficou guardado no computador da faculdade.


Começámos então a trabalhar no AutoCAD:



  • Desáctivamos Grid Display, Object Snap e Dynamic Input


  • Convém relembrar em que ponto ficámos na aula passada:


  • Após chegarmos ao ponto em que ficámos na aula passada, tivemos que selecionar um vector de translação, direcção de uma das rectas principais. Para isso fizemos:
          Command: Move -  ENTER -  f  - ENTER

          Selecionar um ponto mais a cima e outro mais abaixo de modo a que a malha de 8 identidades, criada pelas rectas horizontais e verticais, fique selecionada. 

         
          Depois novamente ENTER.



  • Carregamos novamente em ENTER e seleccionamos um ponto de uma aresta do cubo que contenha a intersecção de duas identidades. Após selecionarmos o ponto como rato deslocamos as identidades para o ponto oposto dessa mesma aresta vertical.


  • Command: 3DORBIT ENTER. Mudamos ligeiramente  ponto de vista para o objecto e novamente ENTER.

  • Começamos então a fazer as seis esferas nesta face. A primeira esfera fizemos como fora ensinado na aula anterior:
          Command: SPHERE ENTER.


          Selecionamos o ponto de intersecção de duas das identidades de modo a definirmos a origem da esfera e depois ENTER. E 1 ENTER, definindo assim o raio da esfera.



  • As restantes esferas desta face fiz de forma mais fácil e rápida, copiando a primeira esfera feita nesta face.
         Command: Copy - ENTER -  l  - ENTER.


         Seleciona-se o centro da esfera já representada e faz-se ENTER.


       Seleciona-se novamente o centro da esfera e depois desloca-se a esfera, já copiada, para o local que se quer e novamente ENTER.


  • Depois utilizamos Command: ALIGN - ENTER e selecionamos o nosso objecto, ou seja a malha, uma vez que, queríamos mudar a identidade do plano de origem para outro plano, o plano de destino.


   
          Após selecionar o objecto ENTER -  ENTER e começa-se por inserir os pontos:

          - o primeiro, o ponto de destino é um ponto do vértice da face que contenha a identidade e que seja também a intersecção do nosso plano de destino, sendo o ponto de origem esse mesmo.

          -o segundo, o ponto de destino é o outro ponto da face que contenha a identidade e que seja também a intersecção do nosso plano de destino, sendo o ponto de origem.

         Estes dois primeiros pontos definem a charneira.

          - o terceiro, o ponto de origem é um dos outros pontos que contem a identidade mas que não seja a intersecção do plano de origem, sendo o ponto de destino o vértice diagonal a esse ponto e que pertença ao plano de origem.




  • Após ter a malha no plano que queria, comecei a colocar as cinco esferas nesta face. A primeira esfera fiz: 
         Commad: SPHERE -  ENTER -  1( raio) - ENTER
         As restantes esferas copiei-as conforme descrevi anteriormente



  • Depois mandamos a malha embora, uma vez que, há uma grande simetria entre as esferas na representação do dado. Para isso, selecionei uma das rectas com a tecla direita do rato e depois desta aparecer a tracejado, carreguei no lado esquerdo do rato e selecionei a opção Erase.


.


  • Na face oposta das cinco esferas temos que copiar duas esferas. Para isso:
         Command: COPY  - ENTER


         Selecionamos as duas esferas que queríamos colocar para face e novamente ENTER.

        Selecionamos um vértice da face que tem as cinco esferas e deslocamos para o vértice oposto da face pretendida.



  • Falta então fazer apenas duas faces. A face com quatro esferas fez-se da seguinte maneira:
         Command: Copy, seleciona-se quatro esferas, das cinco esferas que se encontram nessa face, e ENTER. Seleciona-se um vector de translação nulo, selecionando-se duas vezes o mesmo vértice que pertence a intersecção entre o plano de origem das esferas e de destino dessas mesmo. Novamente ENTER.

        Command: Esc

        Command: Rotate -  ENTER, seleciona-se as quatro esferas copiadas, ENTER. Seleccionar o vértice mais abaixo que resulta da intersecção das duas faces em que se está a trabalhar, meter 90 e novamente ENTER.



  • A face oposta às 4 esferas, tem que ter 3 esferas. Para fazer as três esferas na face, fizemos de igual modo ao anteriormente descrito mas, selecionamos apenas três das esferas e quando chegou à fase em que se tem que por o ângulo mete-se -90.





  • Unimos as esferas numa só identidade:
         Command: Union -  ENTER -  R - ENTER


      Selecionar uma das arestas do cubo. ENTER


    Command: Subtract, selecionar o cubo -  ENTER. Seleccionar as esfereas -  ENTER.


    Command: SHADEMODE -  ENTER -  S -  ENTER



  • Após tirarmos informação tridimensional do dado partimos para a informação bidimensional. Para isso fizemos três plantas e dois cortes.
         Para isso começamos por definir os layers. Command: la




     - Começamos por selecionar o layer da planta 2.5. Command: SECTION - selecionar o cubo - ENTER- xy - ENTER - 0,0,2.5 ENTER.




   - Repetimos o mesmo processo até termos todos os layers.



   - Para os cortes, tanto para o transversal como para o longitudinal:
     Para o corte longitudinal:
     Command: Seccion - Selecionar o cubo - ENTER - zx - ENTER - MID - ENTER - Selecionar uma aresta paralela ao eixo oy - ENTER



    
   Para o corte transversal:
   Fazer exactamente os mesmo passos que fizemos para o corte longitudinal mas na última fase selecionamos uma aresta paralela ao eixo ox.