quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Aula 4



27.09.2013


Nesta aula continuámos com a construção do dado. Tivemos que voltar a repetir os passos dados durante a aula passada, uma vez que, a construção realizada não ficou guardado no computador da faculdade.


Começámos então a trabalhar no AutoCAD:



  • Desáctivamos Grid Display, Object Snap e Dynamic Input


  • Convém relembrar em que ponto ficámos na aula passada:


  • Após chegarmos ao ponto em que ficámos na aula passada, tivemos que selecionar um vector de translação, direcção de uma das rectas principais. Para isso fizemos:
          Command: Move -  ENTER -  f  - ENTER

          Selecionar um ponto mais a cima e outro mais abaixo de modo a que a malha de 8 identidades, criada pelas rectas horizontais e verticais, fique selecionada. 

         
          Depois novamente ENTER.



  • Carregamos novamente em ENTER e seleccionamos um ponto de uma aresta do cubo que contenha a intersecção de duas identidades. Após selecionarmos o ponto como rato deslocamos as identidades para o ponto oposto dessa mesma aresta vertical.


  • Command: 3DORBIT ENTER. Mudamos ligeiramente  ponto de vista para o objecto e novamente ENTER.

  • Começamos então a fazer as seis esferas nesta face. A primeira esfera fizemos como fora ensinado na aula anterior:
          Command: SPHERE ENTER.


          Selecionamos o ponto de intersecção de duas das identidades de modo a definirmos a origem da esfera e depois ENTER. E 1 ENTER, definindo assim o raio da esfera.



  • As restantes esferas desta face fiz de forma mais fácil e rápida, copiando a primeira esfera feita nesta face.
         Command: Copy - ENTER -  l  - ENTER.


         Seleciona-se o centro da esfera já representada e faz-se ENTER.


       Seleciona-se novamente o centro da esfera e depois desloca-se a esfera, já copiada, para o local que se quer e novamente ENTER.


  • Depois utilizamos Command: ALIGN - ENTER e selecionamos o nosso objecto, ou seja a malha, uma vez que, queríamos mudar a identidade do plano de origem para outro plano, o plano de destino.


   
          Após selecionar o objecto ENTER -  ENTER e começa-se por inserir os pontos:

          - o primeiro, o ponto de destino é um ponto do vértice da face que contenha a identidade e que seja também a intersecção do nosso plano de destino, sendo o ponto de origem esse mesmo.

          -o segundo, o ponto de destino é o outro ponto da face que contenha a identidade e que seja também a intersecção do nosso plano de destino, sendo o ponto de origem.

         Estes dois primeiros pontos definem a charneira.

          - o terceiro, o ponto de origem é um dos outros pontos que contem a identidade mas que não seja a intersecção do plano de origem, sendo o ponto de destino o vértice diagonal a esse ponto e que pertença ao plano de origem.




  • Após ter a malha no plano que queria, comecei a colocar as cinco esferas nesta face. A primeira esfera fiz: 
         Commad: SPHERE -  ENTER -  1( raio) - ENTER
         As restantes esferas copiei-as conforme descrevi anteriormente



  • Depois mandamos a malha embora, uma vez que, há uma grande simetria entre as esferas na representação do dado. Para isso, selecionei uma das rectas com a tecla direita do rato e depois desta aparecer a tracejado, carreguei no lado esquerdo do rato e selecionei a opção Erase.


.


  • Na face oposta das cinco esferas temos que copiar duas esferas. Para isso:
         Command: COPY  - ENTER


         Selecionamos as duas esferas que queríamos colocar para face e novamente ENTER.

        Selecionamos um vértice da face que tem as cinco esferas e deslocamos para o vértice oposto da face pretendida.



  • Falta então fazer apenas duas faces. A face com quatro esferas fez-se da seguinte maneira:
         Command: Copy, seleciona-se quatro esferas, das cinco esferas que se encontram nessa face, e ENTER. Seleciona-se um vector de translação nulo, selecionando-se duas vezes o mesmo vértice que pertence a intersecção entre o plano de origem das esferas e de destino dessas mesmo. Novamente ENTER.

        Command: Esc

        Command: Rotate -  ENTER, seleciona-se as quatro esferas copiadas, ENTER. Seleccionar o vértice mais abaixo que resulta da intersecção das duas faces em que se está a trabalhar, meter 90 e novamente ENTER.



  • A face oposta às 4 esferas, tem que ter 3 esferas. Para fazer as três esferas na face, fizemos de igual modo ao anteriormente descrito mas, selecionamos apenas três das esferas e quando chegou à fase em que se tem que por o ângulo mete-se -90.





  • Unimos as esferas numa só identidade:
         Command: Union -  ENTER -  R - ENTER


      Selecionar uma das arestas do cubo. ENTER


    Command: Subtract, selecionar o cubo -  ENTER. Seleccionar as esfereas -  ENTER.


    Command: SHADEMODE -  ENTER -  S -  ENTER



  • Após tirarmos informação tridimensional do dado partimos para a informação bidimensional. Para isso fizemos três plantas e dois cortes.
         Para isso começamos por definir os layers. Command: la




     - Começamos por selecionar o layer da planta 2.5. Command: SECTION - selecionar o cubo - ENTER- xy - ENTER - 0,0,2.5 ENTER.




   - Repetimos o mesmo processo até termos todos os layers.



   - Para os cortes, tanto para o transversal como para o longitudinal:
     Para o corte longitudinal:
     Command: Seccion - Selecionar o cubo - ENTER - zx - ENTER - MID - ENTER - Selecionar uma aresta paralela ao eixo oy - ENTER



    
   Para o corte transversal:
   Fazer exactamente os mesmo passos que fizemos para o corte longitudinal mas na última fase selecionamos uma aresta paralela ao eixo ox.







































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