sábado, 12 de outubro de 2013

Aula7


09.10.2013


Nesta aula o professor pediu que fossemos à biblioteca para escolhermos um pormenor de arquitectura, que se encontra no livro, "Architects Working Details", uma publicação com cerca de 12 volumes. Para ver um exemplo do exercício que vamos realizar, utilizamos o blog de uma aluna de um ano anterior.

Através do exemplo apresentado, vimos que, o desenho do pormenor é apresentado em diferentes escalas em que o resultado do exercício é apresentado numa folha A4 que não tem  as mesmas escalas, tem umas aproximadas mas mais recentes. O entender do desenho passa por perceber a Informação Visual e a Informação, se as cotas se cumprem ou não.

No pormenor que escolhermos teremos que produzir a informação numa  Model, mas toda a informação física terá que ficar à escala real, utilizar os metros, para que quando se for utilizar o "paper space" (PS) se consiga produzir à escala pretendida.

Fazer um pormenor é fazer todos os passos que nos levam até ele!

Outra parte da avaliação passa pela construção de uma Macro, que é uma função que resolve algum problema que possamos encontrar no nosso trabalho do pormenor.

O professor mencionou  ainda o AUTO LISP, que tem as bases da programação do AutoCAD, nomeadamente como funciona a sua linguagem.

Após o esclarecimento do exercício que iremos realizar, começamos a fazer uma série de polignos relativamente simples, que abrange uma parte gráfica e outra parte numérica.



  • Command: Units - ENTER - Mudar a escala em que estamos a trabalhar, para um maior precisão, 0.000

  • Guardar o ficheiro com o nome "Polignos".


  • Trabalhar no plano xy.
  • Ir ao Disco C - Pesquisar "Acad.pgp" (podem ter diferentes valores conforme o utilizador que estivermos a utilizar). Inicialmente quando abrimos a pasta temos uma descrição operativa mas, mais abaixo, dá para ver os atalhos que podemos utilizar nos comandos.
Alterar o "Circle" para "Ci"


Alterar o "Copy" para "C" 


Há muitas formas de aceder à execução do comando.
Criar um quadrado com 1 de lado


  • Command: la - criar uma layer com o nome  "Quadrado" - definir a cor encarnada para a layer - selecciona-la com layer de trabalho.

  • Command: line - ENTER -  0,0 (ponto de origem) - ENTER - 1,0 - ENTER - 1,1 - ENTER -  0,1 - ENTER -  C ("close" - fechando a sequência ligando o primeiro ponto ao último) 
  • Command: Zoom - E - ENTER



  • Desligar o comando "Dynamic Input" (F12)





Desenhar um triângulo equilatro com 1 de lado

Em que um ponto é o de origem. Na construção deste triângulo utilizamos um circulo e ângulos (coordenadas polares)  na construção deste.
  • Command: la - criar uma layer com o nome "Triangulo" - definir a cor amarela para a layer - selecciona-la como layer de trabalho.


  • Command: line - ENTER -  0,0 - ENTER - 1,0 - ENTER - @1<120 - ENTER - C



@ - Serve para coordenas relativas, guarda as coordenas do ultimo ponto inserido,
  • Command: ID - Seleccionar o ultimo ponto, para saber as suas coordenadas.




Desenhar um circulo com centro na origem do sistema
  • Command: la - ENTER - criar uma layer com o nome "Circulo" - definir a cor verde para a layer - selecciona-la como layer de trabalho.

  • Command: C - ENTER - 0,0 - D ( para alterar, passamos a introduzir o diâmetro e não o raio) - ENTER - 1 -ENTER -ESC
  • Command: Zomm - ENTER - E - ENTER




 Fazer um Pentágono
  • Command: la - ENTER - criar uma layer com o nome "Pentagono" - definir a cor azul para a layer - selecciona-la como layer de trabalho.



    • Command: "POLYGON"( realiza polignos regulares que vai utilizar a a "polyline") - ENTER - 5 - E (bastas indicar 2 pontos) - ENTER - 0,0 - ENTER -1,0 - ENTER
    • Command: Zoom - ENTER - E - ENTER

    • Command: List - ENTER - Seleccionar o pentágono, o cubo, o quadrado e o circulo (F12) - ENTER

    Este comando abre uma janela que contem todos os comandos que foram introduzidos.





    Desenhar 2 rectângulos com 2 proporções conhecidas: raiz quadrada e áurea

    • Command: la - ENTER - criar uma layer com o nome "rectângulo2" - definir a cor azul para a layer - selecciona-la como layer de trabalho.



    • 1º Criamos uma figura que irá auxiliar na construção do rectângulo.


      • Command: C - ENTER - 0,0 - 1,1 - ENTER

      • Command: OSNAP - ENTER
      Para este exercício deverá ter-se os objectos seleccionado:



      • Command: Polyline - ENTER - NPOINT (0,0) - ENTER - qua - ENTER - ir com a linha até chegar ao circulo - per - ENTER - seleccionar o ponto superior esquerdo do quadrado - 



      -ENTER - e fechar o resto do rectângulo 





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